Facebook

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Emet


Emet (do hebraico אמת) é o nome de uma cidade da região de Aegean, no distrito de Kütahya na Turquia e também traduzida para "truth" (verdade). É associada a uma antiga lenga judaica usada no Golem.
Golem ( do hebraico גולם) é um ser artificial mítico, sua lenda vem do judaísmo em particular da cabala que poderia ser trazido à vida através de um processo mágico. Derivado da palavra gelem (גלם), que significa "matéria-prima".

O Golem é considerado uma inspiração para outros seres criados artesanalmente, tal como o Humunculus na alquimia e o moderno Frankenstein (da obra de Mary Shelley, trazido a vida por um processo elétrico).

No folclore judaico o golem é um ser animado criado por material inanimado, visto na maioria das vezes como um gigante de pedra. No livro dos Salmos 139:16 é usada a palavra gal'mi, significando "minha substância ainda informe". Adão também foi descrito no Talmud inicialmente criado como um golem quando seu pó estava "misturado num pedaço sem forma". Todos os golens são criados a partir da lama. Quem fazia o golem geralmente eram pessoas consideradas elevadas ou próximas de Deus e os rabinos judaicos.

Escrever um dos nomes de Deus, são mais de 70 na cabala, ou a palavra Emet (אמת) na testa, traria o golem à vida. Embora não fosse inteligente, o golem podia fazer simples tarefas repetidamente. Para desativar o golem o "mágico" ou rabino poderia apagar a primeira letra da palavra emet (אמת, lê-se o hebraico da direita para esquerda), teremos met (מת) que se traduz "dead/morte".



Como dito anteriormente o Frankenstein de Mary Shelley possui elementos semelhantes além de Isaac Bashevis Singer, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura que também escreveu sua versão da lenda do Golem em 1969. Há também o filme alemão "O Golem - Como veio ao mundo" de 1920 dirigido por Paul Wegener, adaptação da histórica ambientada em Praga do século XVI.


Nota: A palavra אמת (emet) está também neste blog. Especificamente ao lado da barra de endereços. Emet está lá como uma forma de 'animar' este blog dando-o também vida, criando um vínculo entre ele e a pessoa que vos escreve. Na tentativa de criar opiniões, iniciar discussões ou simplesmente incitar um pensamento. Com o tempo se tornou um símbolo próprio com um significado particular e que, como diz a própria lenda, trouxe a vida tais providências.

Basta ser sincero e desejar profundo... (Seixas)
Natan Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More