Facebook

sábado, 7 de maio de 2011

Maori


Os Maoris são uma tribo da Nova Zelândia, a palavra maori significa "normal" e era usada para distinguir os mortais das divindades espirituais. Segundo achados geológicos, documentos e tratados históricos, falam da chegada dos maoris vindo da Polinésia pra Nova Zelândia no século XIII. Sua cultura é rica e incluem sua arte, lendas, tatuagens (moko), danças e roupas. O povo é caloroso, alegre, amigável e vibrante, falam alto e risada forte. Sua característica principal são suas tatuagens.


As mokos são as tatuagens maoris, elas são distintas das tradicionais feitas com agulha, são feitas com ossos de albatroz e possuem um aspecto mais grosseiro. São uma característica importante na comunidade e significa comprometimento e respeito. Nas últimas 2 décadas houve um ressurgimento da moko como sinal de indentidade cultural. É comum os homens usarem moko no rosto, nádegas, coxas e braços, enquanto as mulheres usam nos lábios e queixo. O tatuador é chamado de moko tahunga que tem status de sacerdote e o ritual da moko é considerado sagrado. Cada desenho é único e expressa a individualidade do usuário tal como genealogia, conquistas, status na tribo, etc. Hoje em dia as mokos são muito conhecida no ocidente e copiadas. Artistas como The Rock e Robbie Williams são adeptos dos desenhos tribais.

Cada moko tem seu significado, tubarões, tartarugas, sol, águias e conchas são comuns. Confira abaixo alguns dos desenhos e se encante também com esta cultura secular. Eu já fiz a minha.


he tini nga whetu e ngaro I te kapua iti
Natan Cabral

1 comentários:

mto bom o trabalho feito!! parabens

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More