No último 17 de maio, o duo francês conhecido mundialmente como DAFT PUNK, lança seu último trabalho, intitulado RANDOM ACCESS MEMORIES, ao qual mês passado tivemos a oportunidade de conhecer a fantástica faixa GET LUCKY, que tem a participação de Pharrel Williams.
RANDOM ACCESS MEMORIES é todo inspirado nos anos 70 e 80, uma declaração de amor à música eletrônica, feita de forma elegante e inovadora. Sempre fui fã de artistas que tragam a arte à tona, especialmente e de forma particular: Björk, Chemical Brothers, Prodigy, Depeche Mode, etc. Neste novo trabalho (e logo percebemos na primeira faixa GET LIFE BACK TO MUSIC) a dupla ironicamente pede a humanização da música eletrônica e a diminuição de barulhos, além de usar e abusar de elementos como a guitarra em todo o álbum, referência explícita da era ‘disco’.
GET LUCKY é dançante, envolvente e talvez seja a melhor faixa do álbum. Destaque para a curiosa GIORGIO BY MORODER, que é uma homenagem ao produtor alemão Giorgio Moroder. Na faixa o produtor faz um discurso sobre sua vida, música eletrônica e da cena. Soa como maçante, mas percebe-se toda uma construção de elementos unidos ao forte sotaque do alemão #interessante. Posso destacar ainda BEYOND, psicodélica e toda trabalhada, fica como dica.
R.A.M. prima pela qualidade e fico todo contente em por no player essa obra de arte e saber que ainda existe artistas de música eletrônica que priorizam a arte ao invés de se preocuparem com suas músicas (e remixes) tocarem “na pista”. Verdade que R.A.M. talvez não tenha o mesmo sucesso de outros álbuns, mas é um disco histórico e pra mim, já um clássico que morro de amores.
VIVA O DAFT PUNK!!
Natan Cabral
Update:
PARA BAIXAR (e comprar depois de ouvir): BAIXAR