O ano passou, com volta de artistas sumidos e lançamentos de artistas renomados. Segue, como de costume, minha lista (desta vez) com os 13 melhores videoclipes de 2013, assim, sem muita conversa.
# 13 - HOLGER - Great Strings
Eu não conhecia a banda, mas Holger é uma banda brasileira que mistura indie com música eletrônica, rock clássico e samba, como se fosse fácil definir só assim. O quinteto lança esse ano o clipe para Great Strings, uma fotografia linda misturada a belas imagens e um naturismo pueril. Sempre fui apaixonado por fotografia cinematográfica e este é um exemplo de uma lindeza só.
#12 - PHOENIX - Trying to be cool.
A banda francesa Phoenix lança em julho deste ano o vídeo de Trying to be cool. Ele entra na lista pela belíssima direção de CANADA e pelo trabalho de edição. A cada 20 segundos um novo take de câmera é mostrando sobrepondo ao anterior, um efeito simples e lindo gravado em uma espécie de galpão, que resultaram neste 12° lugar.
Regravação do clássico (brega) de 1972 da brasileira Diana, uma versão de Neil Diamond de 1971. O clipe é lindo com uma fotografia peculiar e um colorido cinzento com a interpretação e voz da doce Bárbara Eugênia, feito do diretor André Gagliardo e muito bem fotografada. O clipe fica entre os melhores do ano pelo saudosismo e beleza. Eu adorei.
No início de 2013, especificamente em janeiro, o Dj russo-alemão conhecido com Zedd lança seu clipe de Clarity, com a participação da cantora inglesa Foxes. O clipe logo de cara já me deu a impressão de "este estará em todas as listas me melhores do ano". O vídeo é "fod*o" e cheio de referências e colorização distintas. Aqui fica em 10º pela criatividade.
O clipe com temática dança da lista vai pra Capital Cities e seu lindo Safe and Sound. Com efeitos belíssimos, o clipe homenageia vários estilos de dança com visual característicos da sua época. Muito bonito visualmente e por isso fica com o 9º lugar.
Late Night é um dos clipes mais bonitos e polêmicos de 2013, um mix de uma fotografia linda com efeitos especiais numa espécie de hotel que se revesa em imagens da banda tocando, de um ato sexual, de uma cena de parto e de um suicida. As imagens são lindas e o diretor entrelaçou os laços sangüínios entre cada relação. Detalhe para os dedos sangrando do vocalista grego Yannis Philippakis enquanto toca guitarra. Lindas imagens e muito bem iluminado. Pela fotografia, fica em 8º lugar.
Alexandre Nero resume as qualidades de um artista que: -se eu fosse artista, eu queria ser ele... O clipe de "Carinhoso" é dramático, poético, teatral, musical e uma direção bem feita. Nero sempre me dá a impressão de se jogar no que ele faz, e o melhor, faz muito bem tudo que faz, é multipétalo, é plural. Está aqui na 7ª colocação dos melhores clipes do ano pelo drama e beleza das imagens. Detalhe para a banheira de sangue e Nero com um coração na mão, SANGRANDO. Se não estivesse sangrando, não seria Alexandre Nero.
Brilhante este videoclipe e a TIME o elegeu como melhor de 2013. Gosto do estilo e como foi filmado, ponto pra o diretor. Não é muito bom falar sobre estas obras porque a surpresa é a melhor parte. ASSISTAM!
#5 THE NEXT DAY - David Bowie
E o camaleão volta às paradas em grande estilo, Bowie junta vários arquétipos religiosos e pagãos no seu "The Next Day". Chegou a ser censurado no youtube e logo em seguida voltaram atrás, mas deixaram uma mensagem falando a respeitos das iconografias. O clipe além de polêmico passa a mensagem de Bowie sobre a sacralização das coisas e... Ah! tem que assistir, muito bom! O clipe polêmico da lista fica para Bowie, pelo talento, pela música e direção.
#4 ROSA - Wado
2013 foi o ano do Wado. Com um vídeo que enfatiza a delicadeza e a liberação, Wado nos mostra um clipe bem dirigido e original. "Rosa" é destaque no cenário nacional como uma das melhores múscias do ano, parceria com o cantor carioca Cícero. Uma "Rosa" simples, delicada e com efeitos básicos resultando num trabalho lindo. Está em 4º lugar pela beleza e direção de João Pádua.
#3 UP IN THE AIR - Thirty Seconds To Mars
O videoclipe que dá pontapé inicial ao último trabalho do Thirty Seconds To Mars tem uma super produção, efeitos belíssimos, direção de Jared Leto e uma fotografia impecável, além do wardrobe. Quando assisti o vídeo já sabia, estaria em todas as listas de melhores do ano, e está sim, também veio enquadrar a nossa pela produção e imagens sensacionais.
#2 THE STARS (ARE OUT TONIGHT) - David Bowie
O camaleão David Bowie volta pra encabeçar a lista dos melhores do ano com seu THE STARS, um trabalho impecável de direção, um clipe contemporâneo e com a presença de Tilda Swinton, rosto conhecido no cinema pelo dinamismo. O clipe é impressionante e fica em segundo lugar pelo Bowie e esta direção que é magnífica.
#1 INSTANT CRUSH - Daft Punk
Melhor videoclipe do ano vai para a belíssima Instant Crush dos robôs franceses Daft Punk. O duo lançou Random Access Memories, depois de um longo período sem gravações e emplacou o sucesso "Get Lucky" em todas as paradas mundiais. No final de 2013 lança seu último videoclipe com o vocalista do The Strokes, Julian Casablancas. Criam uma história de amor entre dois bonecos de cera, coisa impensável até este videoclipe ser lançado. Quanta delicadeza e força de sentimentos foram trabalhados neste videoclipe que tem a melhor direção do ano, uma música linda e cheio de emoção. Sem mais, 2013 foi o ano do Daft Punk.
E que venha novos horizontes em 2014. FELIZ VIDA!
Natan Cabral
0 comentários:
Postar um comentário