Acabo de re-assistir "O Segredo de Brokeback Mountain" na globo, exibido dia 03 de janeiro. Uma coisa me intrigou e devo essa intriga à ousadia da globo em exibir o filme inteiramente sem cortes. É sabido que ela sempre dá cortes em filmes polêmicos.
Mas me atento ao fato exclusivamento do FILME, e QUE filme!
Indicado a 6 oscars mais o oscar principal da noite, como melhor filme, no ano de 2005 e vencedor dos oscars de melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor direção.
Que ano mais complicado em termos cinematográficos, já que quem ganhou o oscar de melhor filme foi Crash - No Limite, não tinha noção de quem ganharia a estatueta. Mas pra falar a verdade torcia por Brokeback Mountain, por tudo que o filme representa. Pelo roteiro, que é o mais interessante no filme, pela fotografia, que é fator muito importantes nos filmes que gosto, e pela direção... mas que direção maestral de Ang Lee, nascido em Taiwan e radicado nos Estados Unidos.
O filme é maestral, o diretor foi um mestre e passei a ser seu fãn depois dessa obra-prima (além do David Fincher, que está lançando filme novo e que em postagem futura estarei comentanto).
Não quero me ater ao fato de ser um filme gay (e nem acho que seja um filme gay) mas na obra de arte que o diretor criou. Cenas lindas, fotografia mestre, falas incríveis, atores super talentosos, e que atores! Detalhes para a cena da briga dos protagonistas quando Ennis Del Mar chora nos braços de Jack Twist, e para Anne Hathaway ao atender o telefone de Heath Leager e informando ao personagem que seu marido estava falecido, ela conseguiu me p-r-e-n-d-e-r na tela. Fantástica...
Sem mais melação ao filme, comentando o fato inusitado e infeliz da tragédia acontecida com Heath Leager, que faleceu em 2007 e que fez e faz grande falta na arte do cinema... a ele todas as honrrarias, sem ser exagerado.
Pra quem não assistiu Crash - No Limite, aproveito para recomendar essa outra obra-prima que mereceu (mesmo estar dividido entre os dois no oscar, mas torcendo por Brokeback) ser o vencedor do oscar de melhor filme de 2005. P-r-i-m-o-r-o-s-o.... Mais um dos meus prazeres em se falando na tela grande. Crash além de ser o sucesso que foi, faz-nos refretir a respeito de nós mesmo e das relações de bem e mal e de como essa relação pode ser ambígua. FANTÁSTICO, não falo mais pra não perder o encanto.
Então, Brokeback Mountain e melhor direção e Crash melhor filme, não tenho como não assinar em baixo em minha humilde opinião, um dos melhores anos do Oscar com filmes incríveis...
OH SAUDADES...
Natan Cabral