Facebook

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ensaio sobre a CEGUEIRA


Isso mesmo, Ensaio sobre a Cegueira é o título do último filme do diretor brasileiro Fernando Meirelles, que dirigiu também Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel. Assisti este filme sábado e confesso que foi uma esperiência perturbadora.

O filme conta a estória de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" - assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa - manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintus primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quaretena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única que não é afetada pela doença. (review do box do dvd)

O filme traz a grande Julianne Moore, que esteve ano passado aqui no Brasil para a estréia do filme, numa interpretação show. Mark Ruffalo também está muito bom no papel de um oftalmologista, o filme nos traz a presença da Alice Braga, sobrinha de Sônia Braga radicana nos Estados Unidos e ainda o espetacular Gael Garcia Bernal num papel perturbador. Escrito pelo ganhador do prêmio Nobel de literatura, o português, José Saramago.



Imperdível, e continuando no assunto filme, quero recomendar uma produção brasileira. E o Brasil na onda do cinema....

Baixio das Bestas é o filme de Cláudio Manoel - mesmo diretor de Amarelo Manga - vencedor do prêmio de melhor diretor no 36° Festival de Cinema de Rotterdam, o Tiger Award e vencedor de 6 categorias no 39° Festival de cinema brasileiro de Brasília (melhor filme, melhor filme da crítica, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante e melhor trilha sonora).


E o que falar desse filme???????
PERTURBADOR, FORTE, SUJO... IMPRESSIONANTE. Com cenas fortes e cameras estáticas, o filme divide opiniões na crítica cinematográfica. Detalhe para a ótima trilha sonora, que inclui Siba, cantor também pernambucano como o diretor.



Matheus Nachtergaele, Dira Paes e Caio Blat formam grande elenco nessa realidade nua e crua no interior do país.

Não percam
Natan Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More