Facebook

terça-feira, 26 de abril de 2011

Transe Derviches


Na Turquia, os acontecimentos sociais da vida dos indivíduos são pontuados com danças típicas. Quando se fala em dança turca, lembra-se logo dos Derviches, que são mestres que vivem no deserto. São os Derviches cantantes e os Derviches dançantes, que passam sua sabedoria através do dom que possuem.


Você já deve ter visto aqueles homens que vestem túnicas brancas com chapéus em formas de cone de lã girando em torno de si mesmo. Isso, eles são os Derviches Mevlevis. O nome Derviş (derviche) significa pobreza, e no contexto religioso, a pessoa desprovida de interesses terrestres e materiais.



Sua celebração mais importante é o ritual do ayin, que consiste em uma fase inicial de concentração ao qual invocam o nome de Allah e dos cem nomes árabes que invocam suas qualidades levando-os a um estado místico de transe espiritual. Após esta fase, a dança em si, que representa a sua união com Deus e o cosmos. Depois da bênção do mestre espiritual, eles giram em torno de si mesmo e as túnicas se abrem gradativamente a medida que eles giram mais rápido. Começam geralmente com os braços cruzados no peito, depois em momento de transe se abrem relaxados e um apontando para cima e o outro para baixo, representando seu estado de união da terra com o céu.


O cinema já representou a dança turca em alguns filmes, e indico "Dublê de Anjo" (The Fall), com produção de David Fincher. Filme que retrata um mundo de sonhos criado pela personagem Alexandria e que neste filme, cena dos Derviches (confira o trailer ou baixe o filme aqui em dual áudio) . Também não posso esquecer do videoclipe "Bedtime Stories" da Madonna, uma viajem da cantora ao mundo do imaginário, retratando supostos Derviches em dança flutuante.

Sonhe...
Natan Cabral

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More